quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Vote nos Lençóis

Dunas de areia bem branquinha, inúmeras lagoas de fascinantes águas azuis, um cenário paradisíaco apesar de improvável... Estou falando dos Lençóis Maranhenses, o dito "deserto brasileiro", que fica no litoral ocidental do Maranhão, a 332 quilômetros da capital São Luís. Cheios de dunas que parecem lençóis espalhados numa cama, a areia movimenta-se lentamente com os ventos constantes, nunca deixando o lugar com a mesma paisagem do momento anterior.
Transformado em parque nacional em idos da década de 80, os Lençóis têm atraído milhares de turistas somente pelo seu exotismo e condição quase improvável: são cerca de 155 mil hectares tomados pela areia que vem não se sabe de onde. Especialistas acreditam que o vento traz a areia do fundo do mar, fazendo as dunas avançarem até 50 km costa a dentro. Há quem acredite que a área já foi uma floresta tropical que acabou coberta pela areia "movediça".
E apesar de deter o título de "deserto brasileiro", os Lençóis não têm nada de deserto. Aqui chove 300 vezes mais que no Saara e logo depois das chuvas, incontáveis lagoas se espalham pela região durante seis longos meses - de janeiro a julho. Quando a estiagem chega, as chuvas diminuem, mas duas grandes lagoas permanecem encantando os visitantes, a Lagoa Bonita e a Lagoa Azul (fantásticas!).
Eleito a mais bela maravilha natural do Brasil por uma enquete realizada pela Revista Época, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses acabou sendo indicado para concorrer ao título de uma das sete maravilhas naturais do planeta. Não desmerecendo lugares fantásticos como Bonito, no Mato Grosso do Sul, o próprio Pantanal, na região Centro Oeste ou as paisagens deslumbrantes da Serra Gaúcha, mas os Lençóis Maranhenses guardam uma beleza sui generis, sem paralelo no mundo inteiro, que justificam plenamente a sua indicação para tal concorrência.
A Associação de Amigos dos Lençóis lançou um site super bacana para votar nesse paraíso brasileiro. Além de votar, lá também dá para ver fotos e vídeos sobre os Lençóis, ver roteiros turísticos até o local, enviar webcards para amigos e até publicar fotos que visitantes do parque fizeram quando estiveram por lá.

Para votar é simples. Vá até o votelencois.com e clique no "vote aqui". Lá, você coloca o seu email no lugar indicado. Lodo depois, sua caixa de entrada recebe uma mensagem em que você confirma o seu voto. Muito simples. Vão até lá!
* * *
No player - I'm a Cuckoo, Belle & Sebastian
.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

vamos pra lá essa semana?

Anônimo disse...

será que vai dar para encontrar o gianechini por lá? hahah