terça-feira, 24 de março de 2009

Homenagem ao malandro: um meme musical

Este blogue permance em processo de recuperação do tempo perdido enquanto meu PC esteve em greve. Publico agora um meme que foi uma delícia responder, embora realmente não tenha sido a coisa mais fácil do mundo. Duas fofas me enviaram: a Dani (A louca da casa) e a Elen (Last but not least). A proposta é a seguinte:

1- escolher um cantor(a) ou banda de sua preferência;
2- a cada pergunta feita, terá que escolher um título OU trecho de uma música e colocá-lo como resposta;
3-depois aporrinhar mais 7 blogueiros, repassando a árdua tarefa.

Claro que escolhi responder com trechos, né?! E claro que o ser musical dominante em minha cabeça já há muito tempo é Francisco de Hollanda Buarque, o malandro maior, o rei do "eu feminino", o dono de meus pensamentos musicais, o inigualável Chico Buarque. Aí vão as repostas:

1-És homem ou mulher?
Sou Ana do dique e das docas
Da compra, da venda, das trocas de pernas
Dos braços, das bocas, do lixo, dos bichos, das fichas
Sou Ana das loucas
Até amanhã
Sou Ana
Da cama, da cana, fulana, sacana
Sou Ana de Amsterdam [Ana de Amsterdan]

2-Descreve-te
Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala [Quem te viu, quem te vê]

3-O que as pessoas acham de ti?
Essa moça tá diferente
Já não me conhece mais
Está pra lá de pra frente
Está me passando pra trás
Essa moça tá decidida
A se supermodernizar
Ela só samba escondida
Pra ninguém reparar [Essa moça tá diferente]

4-Como descreves teu atual relacionamento?
O nosso amor é tão bom
O horário é que nunca combina
Eu sou funcionário
Ela é dançarina
Quando pego o ponto
Ela termina [Ela é dançarina]

5-Descreva o momento atual de tua relação
Com açúcar, com afeto, fiz seu doce predileto
Pra você parar em casa, qual o quê! (...)
Quando a noite enfim lhe cansa, você vem feito criança
Pra chorar o meu perdão, qual o quê!
Diz pra eu não ficar sentida, diz que vai mudar de vida
Pra agradar meu coração
E ao lhe ver assim cansado, maltrapilho e maltratado
Ainda quis me aborrecer? Qual o quê!
Logo vou esquentar seu prato, dou um beijo em seu retrato
E abro os meus braços pra você. [Com açúcar, com afeto]

6-Onde querias estar agora?
Mangueira
Estou aqui na plataforma
Da Estação Primeira
O Morro veio me chamar
De terno branco e chapéu de palha
Vou me apresentar à minha nova parceira
Já mandei subir o piano pra Mangueira [Piano na Mangueira]

7-O que pensas a respeito do amor?
O que será que me dá
Que me bole por dentro, será que me dá
Que brota à flor da pele, será que me dá
E que me sobe às faces e me faz corar
E que me salta aos olhos a me atraiçoar
E que me aperta o peito e me faz confessar
O que não tem mais jeito de dissimular
E que nem é direito ninguém recusar
E que me faz mendigo, me faz suplicar
O que não tem medida, nem nunca terá
O que não tem remédio, nem nunca terá
O que não tem receita [O que será (À flor da pele)]

8-Como é tua vida?
Vida, minha vida
Olha o que é que eu fiz
Deixei a fatia
Mais doce da vida
Na mesa dos homens
De vida vazia
Mas, vida, ali
Quem sabe, eu fui feliz [Vida]

9-O que pedirias se pudesses ter só um desejo?
O meu amor tem um jeito manso que é só seu
Que me deixa maluca, quando me roça a nuca
E quase me machuca com a barba mal feita
E de pousar as coxas entre as minhas coxas
Quando ele se deita [O meu amor]

10 - Escreva uma frase sábia
Não se afobe, não
Que nada é pra já
O amor não tem pressa
Ele pode esperar em silêncio
Num fundo de armário
Na posta-restante
Milênios, milênios
No ar [Futuros Amantes]

Para encerrar esta humilde homenagem ao malandro, deixo o link de um vídeo da música O meu amor, interpretada por Marieta Seevero e Elba Ramalho na peça teatral A Ópera do Malandro, escrita por Chico Buarque.


Repasso este meme para Renata, d'O mundo na Luneta, para Paty, do Blueberry Lover [ela, que adora música!], para a querida Madrasta Má, para Bia, do Eu não Consigo Odiar Ninguém e para a linda Nina, do Entre Mãe e Filha.

......................................

Deixo também mais um selo da nossa próxima Blogagem Coletiva - O filme da minha vida, a ser realizada nos dias 29 e 30 de abril.


Passa pra ler!

13 comentários:

renato disse...

Meu deus! com esse meme eu até tive vontade de fazer um blog só p responder tudo isso com as músicas de ney Matogrosso, kkkkkk
Porque eu sou é homem!!!

Du disse...

Aff, troquei tudo, comentei o post de cima no post de baixo... kkkkkkkkk
Deve ser sono!!!

Beijos!

Bia Kohle disse...

Obrigada! Adorei!
Interessantíssimo!
Doida pra responder!
Né?!

Beijos!

Helen Marie disse...

Adorei esse meme! E o Chico foi uma ÓTIMA escolha!!!
Se vc ainda não participou da enquete lá no "Contos...", o prazo tá acabando...
Abraços,
Helen

Dani M. disse...

Gisa, ficou perfeito!! Sensacional. Foi uma dos memes mais bem respondidos. Adorei!
Chico é maravilhoso mesmo, diz cada coisa que preenche o coração da gente.
Beijos amiga!!!

*Renata disse...

Oi Gi!

Difícil esse meme, heim?!
Mas, já vi como funciona e vou postar depois.

Obrigada :)

Gisele Amaral disse...

O Ney seria também uma ótima escolha, mas eu jamais poderia deixar de escolher o Chico, gente: eu sou uma chicólatra assumida! Tô até tentando organizar uma rave do chico com "todo mundo louco, escutando chico até de manhã", hehehe

Beijos.
=*

Anna Paula disse...

Là naquela pergunta "o que as pessoas pensam de ti" tu devia ter respondido com a "ciranda da bailarina" com aquele trecho "reparando bem todo mundo tem pentelho só a bailarina que não tem!"
kkkkkkkkkkkkkkkk
Bjo.

Gisele Amaral disse...

Eu? Sem pentelho? Como assim?
hahahaah

=*

Luana Diniz disse...

Ah, Gi!

Eu quero ir pressa rave!

hihihihih

Voltei! o/

http://doida-e-santa.blogspot.com

Crisenta disse...

Ola querida obrigada por me visitar la no blog, adoooorei aqui! Menina tbm me passaram esse meme, so que alem de respoder com musicas terei que responder com filmes, nossa duplamente dificl huahauhauhauhauh! Adoro o nosso grande Chico tbmm =)
beijos

Nina disse...

Que maneira lindissima de se descrever!!!
tinha que ser vc né?

Lindona demais mesmo :)

Gisele Amaral disse...

Ô Nina! Se a gente não achar, quem vai achar? =) hehehehehe

=*